Verificar o Andamento de uma Solicitação de ESTA
Notícias, informações e ajuda do ESTA.

ESTA para fins de trânsito

Editado: Jan 21, 2024  | Tag: ESTA for Transit, Requisitos ESTA

O trânsito pelos EUA pode ser benéfico para os viajantes que procuram reservar passagens aéreas mais convenientes ou mais baratas a caminho do seu destino final. Os viajantes provenientes de um dos países do Programa de Isenção de Vistos podem utilizar um ESTA (Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem) para esses fins de trânsito. Se um pedido de trânsito ESTA for recusado ou se os viajantes não forem elegíveis para o ESTA, podem, em alternativa, solicitar um visto de trânsito C-1.

O ESTA é emitido por um período de dois anos ou até à data de expiração do passaporte, consoante a data que ocorrer primeiro. O ESTA pode ser utilizado para entradas múltiplas nos Estados Unidos, até 90 dias por visita. Para além disso, os viajantes em trânsito podem utilizar o seu ESTA para fins turísticos ou de negócios nos Estados Unidos enquanto a sua autorização é aprovada.

Os viajantes que pretendam utilizar um ESTA para fins de trânsito devem indicar no seu formulário de candidatura que apenas transitam pelos Estados Unidos e que o seu destino final é um território não americano.

ESTA for Transit Purposes
ESTA para fins de trânsito

Candidatar-se ao ESTA como Passageiro em Trânsito

O processo de candidatura ao ESTA para passageiros em trânsito é semelhante ao de outros viajantes. Os candidatos devem preencher um formulário online, fornecendo informações pessoais e do passaporte, bem como responder a questões relacionadas com a elegibilidade e segurança. Uma diferença fundamental para os passageiros em trânsito é a resposta à pergunta sobre o objetivo da viagem: deve especificar "trânsito" se a sua principal razão para entrar nos EUA for viajar para outro país.

Recomenda-se que se candidate a um ESTA pelo menos 72 horas antes da partida, embora as aprovações sejam frequentemente concedidas muito mais rapidamente. Uma vez aprovado, um ESTA é válido por dois anos ou até o passaporte expirar, o que ocorrer primeiro, e permite múltiplas entradas nos EUA.

Procedimentos de Chegada e Trânsito nos EUA

Aquando da chegada aos EUA, os passageiros em trânsito com um ESTA passam pelos mesmos procedimentos de entrada que os outros visitantes. Tem de completar as formalidades alfandegárias e de imigração, mesmo que o seu destino final seja fora dos EUA. Isto envolve apresentar o seu passaporte e a aprovação do ESTA a um funcionário da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), que pode fazer perguntas sobre os seus planos de viagem e duração do trânsito.

Depois de passar pela imigração, recolherá toda a bagagem registada e passará pela alfândega. Na maioria dos aeroportos dos EUA, terá de voltar a despachar a sua bagagem para o seu voo seguinte, mesmo que tenha sido etiquetada no seu destino final. Certifique-se de que dispõe de tempo suficiente entre os seus voos de ligação para concluir estes procedimentos, uma vez que podem ser demorados.

Navegando pelos aeroportos dos EUA durante o trânsito

Os aeroportos dos EUA estão normalmente bem equipados para lidar com passageiros em trânsito. Depois de passar pela alfândega, procure sinais que o orientem para o terminal ou porta de embarque do seu voo de ligação. Se precisar de se deslocar entre terminais, a maioria dos grandes aeroportos oferece serviços de vaivém ou sistemas de trânsito interno.

Durante o seu trânsito, pode aceder às instalações do aeroporto, tais como salas de espera, restaurantes e lojas. Se o tempo de trânsito for longo, pode considerar reservar um quarto de dia num hotel do aeroporto para descansar e refrescar-se.

E se eu estiver em trânsito para o Canadá, México ou ilhas adjacentes?

O tempo passado no Canadá, México e ilhas adjacentes aos Estados Unidos conta para o limite de 90 dias por visita, independentemente do modo de transporte, seja por terra, mar ou ar. Assim, um ESTA aprovado pode ser utilizado para reentrar nos Estados Unidos, desde que a visita total aos territórios adjacentes acima mencionados não exceda 90 dias no total.

As ilhas adjacentes incluem muitos territórios britânicos, franceses ou holandeses ou possessões no ou nas proximidades do Mar das Caraíbas, tais como: Bahamas, Barbados, Bermudas, Haiti, República Dominicana, Jamaica, Martinica, São Pedro e Miquelon, Trinidade e Tobago, Ilhas Leeward, Anguila, Antígua, Guadalupe, Nevis, São Cristóvão, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Windward, Dominica, Granada, Santa Lúcia e São Vicente.

Outros requisitos do ESTA

Os viajantes que pretendam obter um ESTA para efeitos de trânsito devem analisar os requisitos do ESTA antes de apresentarem o pedido, bem como os pormenores do Programa de Isenção de Vistos.

Recusas e Inelegibilidades

As recusas do ESTA não podem ser objeto de recurso. Os requerentes em trânsito pelos Estados Unidos que tenham sido recusados ou que não sejam elegíveis para o ESTA podem ainda assim candidatar-se a um visto de trânsito C-1.

Restrições

Prolongar a sua estadia ou mudar de estatuto - não pode prolongar um ESTA ou pedir para mudar de categoria de visto enquanto estiver num território dos Estados Unidos. Quaisquer outros pedidos de visto ou pedidos subsequentes de ESTA devem ser apresentados fora dos Estados Unidos. Os requerentes podem pôr em risco futuros pedidos de visto ou de ESTA se não saírem dos Estados Unidos antes de terem passado 90 dias desde que chegaram a um território dos Estados Unidos com um ESTA.

Objetivo da viagem - O ESTA não pode ser utilizado se um viajante pretender estudar para obter créditos académicos, trabalhar para ser pago por uma fonte dos EUA, ou trabalhar como colaborador na imprensa, tal como um papel na rádio, imprensa, filme, ou qualquer outra forma de comunicação social. O ESTA não pode ser utilizado para qualquer forma de concurso remunerado ou exibição perante um público pagante. Por último, o ESTA não pode ser utilizado como forma de obter residência permanente ou temporária, para além dos 90 dias concedidos ao abrigo do Programa de Isenção de Vistos.

Admissibilidade

Um ESTA aprovado não garante a admissão nos Estados Unidos para efeitos de trânsito. O Serviço de Alfândegas e Proteção de Fronteiras (CBP) tem autoridade para recusar a entrada de qualquer viajante aprovado pelo ESTA nos Estados Unidos. As recusas na fronteira podem dever-se a razões como a não declaração de bens ou mercadorias, o fornecimento de informações enganosas num formulário de candidatura ao ESTA ou qualquer outra razão considerada como um possível risco de imigração ou de segurança para os Estados Unidos. Se lhe for recusada a admissão na fronteira, não lhe será concedido o direito de recurso.

Tratamento médico nos EUA

Tratamento médico planeado

Se tiver planeado um tratamento médico nos Estados Unidos, pode ser-lhe pedido na fronteira que apresente um comprovativo do tratamento planeado. Ter alguma forma de prova à mão deve ser suficiente para satisfazer quaisquer pedidos de informação sobre o tratamento médico na fronteira dos EUA. As provas podem incluir documentação sobre o diagnóstico médico e a razão pela qual o tratamento deve ser efectuado nos Estados Unidos. Outras formas de prova podem incluir uma carta de um médico ou cirurgião sediado nos Estados Unidos, que contenha pormenores sobre o tratamento, os custos e a duração do procedimento, incluindo o prognóstico e os tempos de recuperação pós-tratamento, bem como documentação que comprove que as despesas com o procedimento podem ser pagas com base nos meios próprios do requerente.

Tratamento médico não planeado

Os problemas médicos que surjam durante a sua viagem aos Estados Unidos serão tratados pelo pessoal médico local. As despesas relativas a qualquer tratamento não planeado e a pagar serão cobertas pela sua companhia de seguros de viagem ou pagas em qualquer altura, antes ou depois do tratamento.

Considerações especiais para passageiros em trânsito

Duração da escala: Tenha em atenção o tempo que irá passar em trânsito. Embora o ESTA permita uma estadia de até 90 dias, o seu trânsito deve corresponder razoavelmente ao seu itinerário de viagem.

Sair do Aeroporto: Os passageiros em trânsito com um ESTA estão autorizados a sair do aeroporto e a entrar nos EUA enquanto aguardam o seu voo de regresso. No entanto, deve cumprir os termos do VWP e garantir que sai dos EUA para o seu destino final dentro do período de tempo permitido.

Voos de ligação em aeroportos diferentes: Se o seu voo de ligação partir de um aeroporto diferente, certifique-se de que dispõe de tempo suficiente para viajar entre aeroportos e concluir os procedimentos necessários.

Preparação para o seu trânsito pelos EUA

Verificar o estado do seu ESTA: Certifique-se de que o seu ESTA é válido para todo o seu período de trânsito nos EUA.

Planear as escalas: Familiarize-se com o layout do aeroporto de trânsito e os serviços disponíveis, especialmente se tiver uma longa escala.

Embale os itensessenciais na bagagem de mão: Mantenha itens essenciais como documentos de viagem, medicamentos e uma muda de roupa na sua bagagem de mão para fácil acesso durante o trânsito.

Mantenha-se informado: Mantenha-se atualizado sobre o estado do seu voo e quaisquer alterações ao seu itinerário.

Conclusão

O ESTA pode ser utilizado por viajantes elegíveis para fins de trânsito. Os requerentes do ESTA aprovados também podem passar algum tempo nos Estados Unidos para fins de turismo ou negócios permitidos. Os viajantes devem estar cientes de que cada dia passado no Canadá, México ou territórios circundantes conta para o limite de 90 dias do ESTA, e são, portanto, aconselhados a planear os seus itinerários com base nas restrições de viagem dos EUA, juntamente com as do outro país de destino.