Verificar o Andamento de uma Solicitação de ESTA
Notícias, informações e ajuda do ESTA.

Considerações sobre a precisão dos dados ao solicitar um ESTA

Editado: Jan 21, 2024  | Tag: Erro no ESTA, Aplicação ESTA

Os viajantes estão a ficar mais conscientes das práticas de recolha de dados em linha das companhias aéreas, hotéis, governos e outras entidades envolvidas na prestação de serviços relacionados com viagens. Muitos viajantes reservam agora hotéis e outros serviços utilizando pseudo-nomes, pseudónimos e outros dados intencionalmente imprecisos para obterem uma maior sensação de privacidade sobre as suas informações pessoais. No entanto, quando se trata de autorizações de viagem dos EUA, como o ESTA, os requerentes devem estar cientes de que o fornecimento de informações inexactas ou falsas pode levar a um atraso ou à recusa do processamento do seu ESTA.

Data accuracy considerations when applying for an ESTA
Considerações sobre a exatidão dos dados quando se candidata a um ESTA

Validade dos dados e campos opcionais

Posso deixar os campos obrigatórios em branco num pedido ESTA?

Não será possível prosseguir com um pedido de ESTA se os campos obrigatórios forem deixados em branco. Deve preencher todos os campos do formulário e no formato de dados exigido e com as limitações de caracteres ditadas pelas regras de validação do formulário.

Quais são os campos facultativos de um pedido ESTA?

Os campos facultativos no pedido ESTA são as informações sobre a conta nas redes sociais e as informações sobre o seu título profissional. Todos os outros campos são obrigatórios no âmbito do pedido ESTA.

Posso introduzir informações anónimas ou outras informações inexactas na minha candidatura?

Fornecer propositadamente informações erradas ou imprecisas pode não resultar na recusa de uma candidatura ao ESTA, mas pode resultar numa candidatura ao ESTA pendente que requer um tempo de processamento adicional, que muitas vezes é de até 72 horas. No entanto, é provável que o fornecimento de informações falsas resulte numa recusa do pedido ESTA.

Se a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) não tiver informação suficiente na altura da revisão do seu pedido, é provável que o seu pedido ESTA seja negado. Pode voltar a candidatar-se se tiver cometido um erro na sua candidatura ao ESTA.

Posso introduzir "Desconhecido" nos campos em que ainda não tenho informações específicas?

Sim, pode colocar "unknown" (desconhecido) em vários campos do pedido ESTA em que não tem, de facto, a informação disponível. Pode utilizar "FNU", ou nome próprio desconhecido, para qualquer campo de nome próprio no formulário de candidatura. Do mesmo modo, pode utilizar "UNKNOWN" para o nome de família, cidade, número de identificação nacional, endereços de correio eletrónico, ponto de contacto nos EUA e outros campos que solicitem informações sobre o endereço.

Pode também utilizar uma sequência de zeros para introduzir informações nos campos numéricos em que ainda não dispõe das informações necessárias para completar a candidatura, como o número de telefone do seu ponto de contacto nos EUA.

E se eu tiver caracteres especiais no meu nome?

Os requerentes do ESTA com caracteres especiais no seu nome de passaporte podem fazer substituições para os caracteres ingleses não americanos. A secção de leitura ótica do passaporte de um viajante conterá a ortografia universal dos nomes que pode ser utilizada para um pedido ESTA. Caso contrário, podem ser feitas as seguintes substituições de caracteres se o titular do passaporte não tiver um nome universal indicado na secção legível por máquina do seu passaporte.

  • ß,ß = ss
  • æ = a e
  • ö = oe
  • ü = ue
  • ë = e
  • ä = ae
  • Å = aa
  • ø = oe
  • ñ = n
  • ? = i j

Considerações relacionadas com o género

O que devo introduzir no pedido ESTA se o meu passaporte não especificar o género "masculino" ou "feminino"?

Atualmente, a aplicação ESTA apenas tem campos para "masculino" e "feminino" como respostas à questão do género. Se o seu passaporte indicar o seu género com "X", asterisco ou outra designação, então é considerado como sendo portador de um passaporte transgénero. Os requerentes transexuais do ESTA são aconselhados a introduzir o género, masculino ou feminino, que considerem mais relacionado com a sua identidade pessoal.

O meu ESTA será recusado se eu for transexual?

Não, o seu ESTA não será recusado com base na designação do género no seu passaporte.

E se eu der uma resposta diferente do género indicado no meu passaporte?

Se introduzir incorretamente um género diferente do que está indicado no seu passaporte, por exemplo, introduzir "masculino" quando o seu passaporte indica "feminino" ou vice-versa, então terá de voltar a candidatar-se a um ESTA.

Conclusão

Os requerentes do ESTA devem ter em atenção os campos seleccionados no formulário ESTA que podem causar erros no pedido. Estes erros podem resultar numa autorização negada, por isso, os requerentes devem assegurar-se que compreendem todas as questões do ESTA, dedicando mais tempo a completar o pedido.