Publicados: Jun 30, 2022, Editado: Jun 30, 2022
Viajar com suprimentos e equipamentos médicos às vezes pode ser complicado, mas não é impossível. Abaixo estão algumas dicas que devem tornar o processo mais fácil.
Indivíduos que viajam com um dispositivo médico externo, por exemplo, um Port-a-cath ou tubo de alimentação, devem informar o pessoal de segurança sobre isso quando chegarem ao posto de controlo. Eles então o ajudarão a fazer o controlo adequado e a aplicar um segundo teste ao dispositivo médico enquanto estiver a passar pelo posto de controlo.
Se estiver a usar um dispositivo médico interno, por exemplo, um “pacemaker”, deverá informar o oficial de segurança sobre isto antes de realizar o controlo. Ele ou ela poderá garantir que será triado de forma adequada, para que possa prosseguir para a área de embarque sem atrasos.
Os viajantes com problemas de saúde ou deficiências que precisam usar um ou mais dispositivos médicos não têm motivo para olhar o posto de controlo da TSA (Administração para a Segurança no Transporte) como um obstáculo para viajar. A verdade é que não há problema em viajar com uma bomba de extração de leite ou uma máquina de CPAP. E se precisar viajar com uma bolsa de ostomia ou uma bomba de insulina, não há razão para não voar. Pessoas com condições médicas temporárias, por exemplo, alguém com uma perna partida, também não devem permitir que um posto de controlo da TSA as impeça.
O facto é que todos os viajantes precisam ser triados no posto de controlo. Os viajantes com um problema de saúde ou deficiência, ou o seu parceiro de viagem, são livres para discutir a melhor maneira possível de abordar quaisquer preocupações que possam ter sobre o processo de controlo com um oficial da TSA. Os viajantes podem fornecer a este oficial documentação médica, tal como um cartão de notificação da TSA que descreve de maneira discreta a condição de que sofrem. Eles também podem pedir um aposento para o procedimento de controlo de segurança.
Se um viajante com condição de saúde, dispositivo médico ou deficiência obtiver aprovação para usar o TSA Pre✓®, ele não precisará retirar laptops, sapatos, cintos, líquidos 3-1-1 ou casacos leves antes de ser examinado. No entanto, é obrigatório que todos sejam examinados no posto de controlo, seja através de uma revista ou usando tecnologia. Os oficiais da TSA também podem recolher amostra com cotonete no equipamento do viajante, equipamentos de mobilidade, mãos e todos os dispositivos médicos externos para testar a presença de explosivos. Isto irá envolver o uso de tecnologia de deteção de vestígios de explosivos.
Pessoas com problemas de saúde e deficiências não precisam tirar os sapatos se sofrerem de uma condição de saúde ou forem deficientes. Os sapatos devem, no entanto, passar por um segundo controlo, incluindo uma inspeção física/visual mais um teste de deteção de vestígios de explosivos. Pode pedir para se sentar durante esta parte do controlo.
Deve notar-se que os medicamentos líquidos podem passar pelo posto de controlo, mas serão triados. Se o peso total for superior a 100 ml, estes líquidos terão que passar por um segundo processo de controlo. Também deve declará-los logo que chegar ao posto de controlo. Itens relacionados, por exemplo, seringas, serão permitidos no posto de controlo, mas também terão que ser examinados.
A TSA possui uma série de recursos para pessoas com deficiência ou que viajam com problemas médicos e/ou dispositivos médicos para garantir que possam passar pelo controlo de segurança com dignidade, no menor tempo possível e sem complicações.
A lista inclui o Centro de Contacto da TSA, Linha de Apoio TSA Cares, informações no site www.tsa.gov, especialistas de apoio ao passageiro e contas interativas do Facebook, Messenger e Twitter.
Centro de Contacto da TSA - Este é um call center com o qual os indivíduos podem entrar em contacto com as suas dúvidas, seja por e-mail em TSA-ContactCenter@tsa.dhs.gov ou através de uma linha telefónica gratuita em 1-866-289-9673. Existe também um serviço automatizado, que está disponível 24 horas, de segunda a domingo.
TSA Cares - Uma linha de apoio gratuita no número 1-855-787-2227, oferece um serviço onde viajantes com problemas médicos ou deficiências ou os seus familiares podem obter respostas a perguntas que possam ter sobre procedimentos e políticas de controlo, e o que devem esperar no posto de controlo de segurança 72 horas antes de embarcar numa viagem. Membros do serviço e veteranos lesionados, incluindo os que estão envolvidos no Programa Wounded Warrior, podem entrar em contacto com a TSA Cares para ajudar a facilitar o processo de controlo. Ao contactar esta linha de ajuda com as suas perguntas, os viajantes podem retirar grande parte da ansiedade da equação e chegar ao aeroporto sabendo exatamente o que esperar do processo de controlo.
Especialistas de apoio ao passageiro - são funcionários da TSA totalmente treinados em aeroportos, que receberam treinamento aprofundado em controlo e relacionamento com viajantes que têm problemas médicos ou deficiências, ou que estão a viajar com um ou mais dispositivos médicos. Indivíduos que tenham dúvidas sobre o processo de controlo de segurança do aeroporto, ou que precisem de aposento para o procedimento de controlo, podem solicitar assistência no local de um Especialista de Apoio ao Passageiro ou pedir um Oficial de Supervisão TSA.
Site da TSA - Existem secções dedicadas a fornecer informações sobre viagens a pessoas com problemas de saúde, deficiências e dispositivos médicos no site oficial da TSA. Estas secções contêm uma ampla variedade de informações úteis. Procure o menu suspenso que permite que os visitantes do site escolham informações detalhadas sobre a situação específica sobre a qual têm dúvidas. Os exemplos incluem viajar com afasia, demência, Alzheimer ou uma lesão cerebral; medicamentos; deficiência intelectual ou autismo, visão limitada ou cegueira; deficiência auditiva ou surdez; uso de dispositivos médicos internos ou externos, ou implantes; deficiências de mobilidade, dispositivos e auxiliares; aparelhos de apoio, aparelhos dentários, gessos ou próteses; uso recente de materiais ou medicamentos radioativos; uso de animais de serviço, incluindo cães; equipamento respiratório.
Conta do Twitter - a TSA também administra uma conta interativa do Twitter muito útil com o nome de utilizador @AskTSA. Esta fornece uma plataforma onde qualquer pessoa pode publicar perguntas sobre o processo de controlo para condições de saúde e dispositivos médicos, desde passar por um posto de controlo se estiver a usar uma bolsa de ostomia debaixo da roupa até viajar com uma condição de saúde temporária, como gesso numa perna ou braço partido. Os viajantes que tiverem dúvidas sobre qualquer aspeto do processo de controlo podem obter assistência ao vivo de um funcionário da TSA todos os dias do ano através desta conta no Twitter. Outra opção é usar o Facebook Messenger para enviar os seus comentários ou perguntas ao TSA.
Quer tenha uma deficiência temporária ou permanente ou esteja a embarcar numa viagem com alguém que sofre de uma deficiência, existem muitos procedimentos em vigor hoje para ajudar a tornar a sua viagem aos Estados Unidos mais fácil e agradável. Com um planeamento adequado e capacitando-se com as informações contidas neste artigo, têm probabilidades maiores de agilizar a sua jornada. Esteja preparado, conheça os seus direitos e obtenha ajuda das pessoas certas se tiver problemas ou dúvidas.